Agência Panafricana de Notícias

MINUSMA toma nota de adiamento de eleições no Mali

Bamako, Mali (PANA) - A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA) tomou nota quinta-feira da decisão do Governo maliano de adiar pata abril de 2018 as eleições locais e regionais inicialmente previstas para 17 de dezembro de 2017.

Num comunicado, cuja cópia foi transmitida à PANA, a MINUSMA considera que esse adiamento permitirá dedicar tempo a encontrar respostas às preocupações expressas pelos atores políticos malianos relacionadas ao processo de paz.

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Mali e chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif, encoraja todas as partes malianas a aproveitarem esta oportunidade para criar as condições propícias à aceleração da implementação do acordo de paz, nomeadamente o regresso da administração e o restauro da autoridade do Estado em todo o território nacional.

Também consta destas condições a implementação de acordos de segurança ", precisa o comunicado da Missão.

Annadif considera que o adiamento das eleições para abril de 2018 pode encorajar a continuação do diálogo com todos os atores malianos sobre a realização das eleições inclusivas num ambiente pacífico.

-0- PANA GT/DIM/DD 01dez2017