Agência Panafricana de Notícias

MINUAD sem notícias de seus soldados desaparecidos

Dar es Salaam- Tanzânia (PANA) -- A Missão da União Africana no Darfur (MINUAD) anunciou quinta-feira não ter ainda notícias dos quatro soldados sul-africanos ddados como desaparecidos, desde há três dias.
Num comunicado de imprensa, a MINUAD disse que os soldados sul-africanos desapareceram há mais de 72 horas e que o último movimento destes conselheiros da polícia não armados foi assinalado às 16 horas de 11 de Abril corrente.
"O grupo, dois homens e duas mulheres, acabava de deixar a base da MINUAD em Nyalala (capital de Darfur-Sul) para regressar à sua residência a sete quilómetros de lá", indica a nota.
"Apesar de todos os esforços de busca, lê-se no documento, os capacetes azuis e o seu veículo continuam desaparecidos.
O que nos preocupa é que doravante enfrentamos uma situação de rapto", acrescenta o texto.
O representante especial conjunto da MINUAD, Ibrahim Gambari, disse que "fomos contactados por uma pessoa e não recebemos ainda nenhuma reivindicação ou reclamação".
Gambari está em contacto constante com autoridades sudanesas sobre a desaparição destes capacetes azuis.
Por outro lado, a MINUAD continua a mobilizar todos os seus recursos em Darfur, a região ocidental do Sudão assolada por uma guerra civil, e a colaborar estreitamente com o Governo e as autoridades locais para reencontrar os seus elementos desaparecidos.