Agência Panafricana de Notícias

MINUAD saúda decisão norte-americana de levantar sanções económicas contra Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – A Missão Conjunta das Nações Unidas e União Africana em Darfur (MINUAD) sauda a decisão do Governo norte-americano de levantar o essencial das sanções económicas impostas ao Sudão.

Num comunicado de imprensa, a missão híbrida indicou que a decisão, que põe termo a mais de duas décadas de sanções económicas, "vai contribuir largamente para melhorar as condições de vida do povo sudanês, incluindo a da população que servimos na província de Darfur (oeste)".

O representante especial conjunto da MINUAD e medianeiro- em -chefe conjunto para Darfur, Jeremiah Kingsley Mamabolo, congratulou-se com esta decisão norte-americana.

"Gostaria de felicitar, em nome da Missão, o povo e o Governo da República do Sudão pelo levantamento das sanções norte-americanas. Esperamos que esta decisão constitua um progresso considerável para a melhoria das condições de vida das populações que nós servimos em Darfur, em termo de criação de meios de subsistência e de elevação do nível da qualidade do ensino e da saúde", disse Mamabolo, citado na nota.

Ele disse esperar igualmente que a mesma medida constitua um passo positivo para o estabelecimento duma paz e duma estabilidade permanentes, e dum desenvolvimento sustentável em Darfur.

Mamabolo exortou ainda todas as partes sudanesas a aproveitarem esta oportunidade para acelerar a finalização do processo de paz e utilizarem-na como catalisador para estabelecer uma paz duradoura em Darfur.

-0- PANA MO/AR/ASA/TBM/FK/DD 9out2017