Agência Panafricana de Notícias

MINUAD denuncia situação tensa no campo de deslocados internos em Darfur

Dar es Salaam- Tanzânia (PANA) -- A situação no campo das Pessoas Deslocadas Internas (IDP) de Kalma continua tensa, enquanto a força de manutenção da paz continua a negociar com os líderes comunitários, depois das agitações de 24 de Julho relativas à participação das IDP nas negociações de paz de Doha, revelou quinta-feira a Missão da ONU e da União Africana (UA) em Darfur (MINUAD).
Os confrontos começaram sábado último neste campo entre representantes das IDP que esperavam pela última volta das negociações de Doha e os que não participaram nela, indicou a fonte.
De acordo com a MINUAD, uma pessoa ficou ferida, mas nenhuma morte foi assinalada durante este incidente mas dois suspeitos foram igualmente detidos por tentativa de agressão contra um chefe religioso (Cheikh) que participava na Conferência.
Por outro lado, a MINUAD observou quarta-feira em El Geneina, Darfur-Oeste (região ocidental do SUdão), a assinatura de um acordo de paz entre representantes do Exército de Libertação do Sudão-FREES (SLA-FREES) e o Movimento para a Reforma e Justiça (JRM), ambos fações respectivamente do grupo SLA-Abdul Wahid e do Movimento de Justiça e Igualdade (JEM).
Numa nota divulgada quinta-feira, a MINUAD indica que o acordo é fruto da mediação dum comité de reconciliação integrado por administradores e líderes locais.
O ~vice-governador de Darfur Ocidental, Abolgasim Baraka, agradeceu à equipa de medianeiros a sua iniciativa e exortou todos os movimentos ou signatários a associarem-se ao processo de paz.
Por outro lado, uma bliblioteca financiada pela MINUAD, contendo mais de 500 obras de referência em direito, foi inaugurada quinta-feira no escritório do procurador do Estado em El Fasher, em Darfur Norte.
"É um prazer inaugurar esta biblioteca fruto da colaboração contínua com os nossos irmãos da MINUAD.
Esta biblioteca dar-nos-á um bom serviço e reforçará as capacidades dos profissionais do direito", disse Mahdi Bosch, procurador em chefe deste Estado.
Os livros foram ofertos pelo departamento encarregue dos Direitos Humanos da MINUAD.