Agência Panafricana de Notícias

Menina de Chibok sequestrada por Boko Haram encontrada viva e estável na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Uma das 219 alunas de Chibok, raptadas há mais de dois anos pela seita islâmica Boko Haram, foi encontrada viva e num “estado estável” na Nigéria, segundo
o porta-voz da comunidade, Manassé Allen.

A menina identificada como Amina foi encontrada por um membro do grupo de autodefesa civil, perto duma fortaleza na floresta Sambisa, que acolhe os insurgentes raptores as alunas de Chibok em Borno, no nordeste da Nigéria, a 14 de abril de 2014, declarou quarta-feira Allen.

Ela reencontrou-se com a sua mãe e com o vice-diretor da sua escola, que confirmaram ambos a sua identidade.

Uma informação não confirmada dava conta de que ela era portadora de um bebé quando foi encontrada.

Amina é uma das 276 meninas raptadas pelo Boko Haram antes de algumas delas escaparem mais tarde dos seus raptores, deixando 219 outras meninas sob cativeiro.

Por ocasião do segundo aniversário do seu rapto, o mês passado, um vídeo que mostra algumas das meninas foi difundido na imprensa internacional.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, declarou que só irá considerar que a guerra contra Boko Haram acabou, quando as meninas forem todas encontradas.

O Exército nigeriano, que indicou ter já derrotado o Boko Haram, leva a cabo atualmente "operações de limpeza" em Sambisa, local onde estavam as meninas sequestradas.

-0- PANA JO/VAO/AKA/BEH/MAR/IZ 19maio2016