Agência Panafricana de Notícias

Medianeiros da crise na RDC deslocam-se a Addis-Abeba

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O enviado especial das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, o antigo Presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, e o ex-chefe de Estado da Tanzânia, Benjamin Mkapa, vão reunir-se na próxima semana, com responsáveis da União Africana (UA) para discutir sobre a crise na RD Congo.
Obasanjo e Mkapa que são os co-medianeiros nas negociações de paz na RD Congo vão nomeadamente avistar-se com os líderes africanos durante a cimeira da UA prevista entre 26 de Janeiro e 3 de Fevereiro próximos em Addis-Abeba, na Etiópia.
Num comunicado divulgado na sua sede, em Nova Iorque, a ONU indica que os dois medianeiros adiaram a próxima ronda de discussões sobre a crise na RD Congo devido a consultas com os chefes de Estado da União Africana, acrescentando que estas negociações serão convocadas após as consultas de Addis-Abeba.
Os observadores políticos receiam de que a detenção, quinta-feira passada no Ruanda, do líder rebelde Laurent N'Kunda comprometa o processo de paz na RDC.