Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia recebe 57,5 milhões de euros da UE para compensar acordo de pesca

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A União Europeia (UE) concedeu à Mauritânia 57 milhões e 500 mil euros, a título da compensação anual prevista pelo acordo de pesca entre os dois parceiros, anunciou, segunda-feira, a representação diplomática da Europa, em Nouakchott.

Este pagamento é adicional às licenças obrigatórias compradas pelos armadores europeus para cada navio que venha pescar nas águas mauritanas e direitos pagos pelas capturas efetuadas depois do controlo das autoridades competentes.

O acordo multianual é uma expressão da longa e frutuosa cooperação entre a União Europeia e a Mauritânia no setor da pesca, refere a fonte, acrescentando que a UE deseja que esta parceria privilegiada continue e se reforce no contexto das negociações sobre o futuro protocolo a ter lugar em 2019.

Num comunicado, a delegação europeia em Nouakchott lembra que "a contrapartida financeira relativa ao acesso dos navios da União Europeia às zonas de pesca mauritanas se faz em condições definidas, de comum acordo, pelas duas partes".

As partes comprometem-se a promover uma pesca responsável com base em princípios de uma exploração duradoura dos recursos haliêuticos e ecossistemas marinhos.

A Mauritânia e a UE estão ligadas por um acordo de pesca assinado em 2016 e válido por quatro anos. Em virtude deste acordo, os navios europeus são autorizados a pescar, na zona exclusiva mauritana, espécies como camarões, pescado, atuns e pequenos pelágicos.

-0- PANA SAS/BEH/MAR/IZ 19nov2018