Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia protege-se contra vírus da ébola

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Governo mauritano anunciou medidas preventivas contra a febre hemorrágica da ébola que afeta há várias semanas a Guiné, país da sub-região da África Ocidental, onde ela já fez dezenas de mortos.

"Nenhum caso de febre do virus da ébola foi registado na Mauritânia. Mas durante a sua reunião, o Governo ouviu uma comunicação sobre o assunto e decidiu tomar medidas preventivas por instrução do Presidente da República", indicou o ministro da Saúde, Ahmedou Ould Hademine Ould Jelvoune.

Um Comité Técnico alargado aos parceiros foi criado para assegurar o acompanhamento e a evolução da situação, o reforço da supervisão e a prevenção epidemiológica a todos os níveis pelo controlo da passagem dos viajantes provenientes ou que partem para os países vizinhos por via aérea, terrestre ou marítima, segundo o ministro.

Ele acrescentou que os serviços do Ministério a Saúde estão em contacto com os peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e os seus homólogos do Senegal e do Mali para coordenar os esforços com vista a fazer face à evolução sub-regional da doença.

O ministro da Saúde tranquilizou que as unidades médicas instaladas estão suficientemente equipadas com material e medicamentos para fazer face à situação.

O virus da ébola provoca uma febre hemorrágica que afeta os humanos e os primatas, com uma forte taxa de mortalidade e não tem cura.

-0- PANA SAS/JSG/IBA/MAR/TON 28março2014