Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia oposta à declaração de independência da Catalunha

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia rejeitou a declaração de independência da Catalunha e manifestou a sua solidariedade com o Governo espanhol, numa declaração divulgada domingo à noite pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

"Na sequência desta declaração unilateral de independência da Catalunha, o Governo da República Islâmica da Mauritânia afirma a sua rejeição duma tal declaração que constitui um ataque à unidade e à integridade territorial do reino de Espanha.

"Consciente das consequências potencialmente negativas para a paz e a segurança na Espanha, na região mediterrânica e no mundo, a Mauritânia expressa a sua total solidariedade com o Governo espanhol e a sua plena confiança nas suas capacidades para garantir o respeito pela Constituição, preservando assim a integridade territorial e a soberania do do reino amigo de Espanha", refere a nota.

No comunicado, o Governo mauritano considera ainda que a ativação pelo Senado espanhol do artigo 55 da Constituição "constitui uma resposta legal proporcional às decisões irracionais da Généralitat de Catalunyat".

A declaração de independência da Catalunha está na origem dum enorme protesto na Europa e no mundo.

-0- PANA SAS/DIM/IZ 30out2017