Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia multa três operadoras de telefonia móvel

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – As três operadoras de telefonia móvel da Mauritânia foram condenadas a pagar multas por “ falharem na identificação dos assinantes”, anunciou terça-feira a Autoridade de Regulação dos Correios e Telecomunicações (ARE).

Assim, a MAURITEL-SA, sucursal de Maroc Télécom, é obrigada a pagar 285 milhões e 900 mil ouguiyas (cerca de 80 milhões de dólares americanos), a Mauritano-Tunisina das Telecomunicações (MATTEL), associação de Tunisie Télécom e capitais privados nacionais, 150 mil dólares americanos, ao passo que a Chinguitel, sucursal da sudanesa Expresso, quase 214 mil dólares americanos.

Na Mauritânia, as operadoras de telefonia móvel são obrigadas a proceder à identificação dos cartões SIM/USIM desde 1 de julho de 2016.

Esta operação de identificação permitiu nomeadamente a cessação quase de 400 mil números não identificados num parque total de três milhões e 900 mil no quadro de medidas tomadas num contexto de desenvolvimento do terrorismo e da cibercriminalidade.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 15fev2017