Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia lança "Operação Ramadão 2009" contra aumento de preços

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- As autoridades mauritanas lançaram sábado uma operação denominada "Ramadão de 2009" que consiste na abertura de 600 lojas de regulação, das quais 240 em Nouakchott, para lutar contra a especulação e o aumento dos preços, constatou a PANA em várias comunas da capital.
Para realizar e supervisionar esta operação, elas criaram um Comité Nacional que envolvem os serviços do Ministério do Comércio, a Empresa Nacional Importação-Exportação (SONIMEX), a administração territorial e os consumidores.
As lojas de regulação da Operação Ramadão de 2009 vendem todos os produtos de primeira necessidade por 25 a 10 por cento menos do que os preços habitualmente praticados no mercado.
Estes produtos são arroz, leite, açúcar, óleo, batatas e cebolas e o custo global da operação estima-se em um bilião 121 milhões 284 mil 351 ouguiyas (ou seja quatro milhões 200 mil dólares americanos).
Porém, apesar destas disposições, alguns retalhistas tentam aproveitar esta oportunidade para obter importantes quantidades de mercadorias nos entrepostos com vista a vendê-los mais caro noutras zonas, denunciou um consumidor.