Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia e Senegal rubricam convenção de aluguer de embarcações de pesca artesanal

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo mauritano e o do Senegal acabam de assinar um contrato de aluguer de embarcações de pesca artesanal, soube a PANA de fonte oficial em Nouakchott.

O convénio foi rubricado pelo ministro mauritano das Pescas, Yahya Ould Abdedayem, e pelo seu homólogo senegalês, Omar Gueye, quarta-feira à tarde em Nouakchott, de acordo com a fonte.

O contrato inscreve-se no quadro das medidas práticas de execução dum acordo de pesca concluído entre as duas partes a 30 de julho último em Nouakchott, à margem da 31.ª cimeira dos chefes de Estado e de Governos da União Africana (UA).

No termo da cerimónia de assinatura, Yahya Ould Abdedayem explicou que "o acordo permitirá aos pescadores senegaleses terem acesso às águas territoriais mauritanos e aos operadores mauritanos alugarem pirogas de pesca senegalesas com suas respetivas tripulações".

Do seu lado, Omar Gueye declarou que a assinatura da convenção "reflete perfeitamente a profundeza das relações entre os dois países".

O acordo de pesca, assinado a 30 de julho último, atribui aos pescadores artesanais senegaleses 400 licenças para 50 mil toneladas de recursos haliêuticos a pescar nas águas mauritanas.

-0- PANA SAS/TBM/SOC/FK/DD 21dez2018