Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia e Bélgica juntas na luta contra migração ilegal

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia e a Bélgica acabam de assinar um acordo de luta anti-migração ilegal, similar ao existente entre a primeira e a Espanha, noticiou a Agência mauritana de Notícias (AMI).

O acordo foi rubricado terça-feira última pelo ministro mauritano do Interior, Ahmedou Ould Abdallah, e pelo secretário de Estado belga para Refugiados e Migração, Theo Franckene, de acordo com a fonte.

Num discurso proferido durante a cerimónia de assinatura deste documento, o ministro mauritano do Interior da Mauritânia lembrou os esforços feitos pelo seu país para "o reforço da segurança e a gestão migratória através de uma estratégia baseada num sistema biométrico para o estabelecimento de credenciais seguras, nomeadamente bilhete de identidade nacional, cartões de residência para estrangeiros, passaportes e vistos.

O novo acordo visa "permitir a ambas as partes coordenarem ações a fim de combater todas as formas de migração clandestina através da cooperação técnica, da troca de informações na formação de pessoal dos serviços competentes e do desenvolvimento de capacidades para lidar com este fenómeno de dimensão mundial", de acordo com a AMI.

-0- PANA SAS/IS/DIM/DD 15nov2018