Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia cria Conselho Consultivo para Imprensa

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia instaurou segunda-feira um Conselho Consultivo para a Imprensa (CCI) com a missão de "contribuir para os mecanismos de controlo e regulação da imprensa através de pareceres pertinentes formulados por profissionais", em colaboração com a Alta Autoridade da Imprensa e Audiovisual (HAPA), constatou a PANA no local.

O CCI é composto por profissionais do setor, eleitos para um mandato de dois anos pelas organizações sindicais de imprensa e é presidido por Salka Mint Sneid.

Durante a cerimónia de instalação, a presidente do CCI insistiu numa evolução rápida da imprensa na Mauritânia durante os últimos anos que, segundo ela, determinou a necessidade da criação de um novo órgão consultivo saído do meio profissional.

Para Mint Sneid, trata-se de uma etapa crucial na via do alargamento das liberdades.

A profissão não pode realizar os seus objetivos sob censura, depois de a imprensa escrita e audiovisual terem atingido "um nível de consciência profissional elevado e irreversível na Mauritânia", sublinhou.

Por seu turno, o presidente da HAPA, Hamoud Ould M'Hamed, salientou as oportunidades oferecidas pelo alargamento do espaço de liberdade de expressão, que "acompanha a ancoragem da democracia".

-0- PANA SAS/JSG/MAR/IZ 2out2012