Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia celebra festa de Tabaski com morosidade

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A grande festa muçulmana de Tabaski (sacrificio de cordeiro) será, de modo oficial, celebrada na Mauritânia, quarta-feira a 16 de outubro numa grande morosidade, contrariamente à tradição secular.

O preço de carneiro, fator incontornável para a circunstância, é julgado "muito caro" por numerosos chefes de famílias, obrigados a desembolsar no mínimo 120 dólares americanos para conseguir um animal bastante condigno a fim de servir de sacrifício para um dos dias mais importantes do calendário muçulmano.

A estas despesas acrescentam-se igualmente outras numerosas para famílias, nomeadamente nova roupa necessária à celebração desta grande festa.

Por outro lado, em 2013, a festa de Tabaski acontece num contexto "catastrófico" para as populações de Nouakchott, uma cidade capital cujos numerosos bairros, incluindo na zona residencial, estão inundados depois das chuvas diluvianas de agosto e setembro últimos, obrigando assim várias famílias a deslocarem-se a sítios salubres.

Esta situação chumbou as atividades económicas num grande setor informal acentuando assim a crise, ressalta Mohamed, comerciante num mercado de Nouakchott.

-0- PANA SAS/TBM/CJB/DD 14out2013