Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia autorizada a ratificar convenção sobre criação de APGMV

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Governo mauritano foi autorizado a ratificar a convenção relativa à criação da Agência Pan-africana da Grande Muralha Verde (APGMV), soube-se de fonte oficial em Nouakchott.

O projeto de lei que autoriza o governo mauritano a ratificar esta convenção foi analisado e adotado pelo Senado mauritano domingo à noite em Nouakchott , de acordo com a fonte.

Em prelúdio ao voto dos senadores, o ministro junto do primeiro-ministro para a Área do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Amady Camara, disse que a Grande Muralha Verde é importante para o Sara e o Sahel.

Ele disse tratar-se dum «projeto continental movido pela União Africana (UA) e pela Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), com o apoio técnico de várias organizações regionais e sub-regionais, das quais a Comuniade do Estados Sahelos-Sarianos (CEN-SAD )e o Comité Permanente Interestatal de Luta contra a Seca (CILSS).

Ele tem como objetivo a realização duma cintura verde para ligar Dakar, a capital do Senegal, a Djibuti numa extensão de sete mil quilómetros e 15 quilómetros de largura.

Esta faixa verde vai atraversar 11 países, designadamente o Senegal, a Mauritânia, o Mali, o Níger, o Burkina Faso, a Nigéria, o Tchad, o Sudão, a Etiópia, a Eritreia e Djibuti.

A Agência Pan-africana da Grande Muralha Verde (APGMV) estará sediada em Nouakchott, a capital da Mauritânia.

-0- PANA SAS/AAS/IBA/CJB/DD 27maio2013