Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia aprova acordo de associação com CEDEAO

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo mauritano adotou um projeto de lei que autoriza a ratificação do acordo de associação assinado com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEOA), a 05 de maio de 2017, em Nouakchott, por ocasião da sua reunião semanal de quinta-feira 13 de dezembro, anuncia uma declaração oficial.

Este acordo de associação visa permitir «a livre circulação de pessoas e bens, a harmonização dos procedimentos aduaneiros e a liberdade de investir", entre outros elementos.

O documento poderá assim dar um novo impulso à economia mauritana, graças ao mercado da CEDEAO de mais de 360 milhões de consumidores com um Produto Interno Bruto (PIB) acumulado de cerca de 800 biliões de dólares americanos.

A CEDEAO é um conjunto de 15 Estados criado em 1975 e da qual a Mauritânia faz parte dos membros fundadores.

No entanto, o país retirou-se, em 2000, alegadamente para se consagrar à unidade da União do Magrebe Árabe (UMA), que reúne a Argélia, a Líbia, Marrocos, a Mauritânia e a Tunísia, segundo a tese oficial.

Este acordo de associação é assinado num contexto marcado por um pedido de adesão de Marrocos à organização oeste-africana, enquanto a Tunísia solicitou e beneficia de um estatuto de observador.

-0- PANA SAS/IS/CJB/IZ 14dez2018