Agência Panafricana de Notícias

Maurícias lançam estudo sobre impacto das TIC sobre

clima Port-Louis- ilhas Maurícias (PANA) -- O ministro maurício da Tecnologia e Informática, Chedumbrum Pillay, anunciou quinta-feira em Port-Louis o lançamento dum estudo sobre a emissão de gás carbónico pelos materiais informáticos das empresas do país.
Ele sublinhou que este estudo permitirá realizar um protocolo que regerá todas as operações das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), atribuindo uma atenção particular à ecologia.
"É preciso encorajar a compra de materiais, a instalação de centros distribuidores de bases de dados e a utilização de materiais conformes às normas ecológicas a fim de que as TIC não nos causem nenhuma desvantagem ambiental", declarou Pillay.
Segundo ele, um exame minucioso demonstrará que o homem e as tecnologias modernas têm uma incidência directa e considerável na mudança climática.
"É portanto muito importante que qualquer desenvolvimento considere os efeitos de qualquer acção ou medida tomada no contexto deste desenvolvimento", acrescentou.
Referindo-se às estatísticas da União Internacional das Telecomunicações, o governante maurício indicou que as TIC contribuem com dois a 2,5 por cento das emissões de gás com efeito de estufa a nível mundial.
"Esta cifra vai aumentar de maneira alarmante", disse o responsável maurício, sublinhando a necessidade de mudar a situação.
O ministro maurício da Tecnologia Informática indicou que as TIC ecológicas ajudam a reduzir o consumo energético.