Agência Panafricana de Notícias

Maurícias ausentes da cimeira da Commonwealth por violação de direitos humanos na Sri Lanka

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - O primeiro-ministro maurício, Navin Ramgoolam, anunciou esta terça-feira no Parlamento que não participará nos trabalhos da próxima cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Commonwealth, prevista para 15 a 17 de novembro corrente, em Colombo, na Sri Lanka, devido ao desrespeito pelos direitos humanos neste país.

Respondendo a uma questão do líder da oposição, Paul Bérenger, o primeiro-ministro indicou que as ilhas Maurícias nunca se mostraram indiferente à questão da violação dos direitos humanos em qualquer país do mundo, incluindo a Sri Lanka.

"Sempre demonstrei um compromisso firme a favor do respeito pelos direitos humanos na Palestina, na Síria, no Iraque. Nunca perdi uma oportunidade para enfrentar perguntas sobre os direitos humanos em qualquer fórum internacional", lembrou.

Segundo o primeiro-ministro maurício, o mais importante é o respeito dos direitos fundamentais dos milhares de habitantes Tamouls do norte da Sri Lanka.

"As informações que me chegam de diferentes fontes revelam que o Governo da Sri Lanka não faz o suficiente para a satisfação da comunidade internacional", justificou.

-0- PANA NA/JSG/IBA/MAR/IZ 12nov2013