Agência Panafricana de Notícias

Maurícias assinalam um óbito ligado ao coronavírus e 174 novos casos registados

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Autoridades sanitárias maurícias anunciaram, terça-feira, um novo óbito ligado ao coronavírus e 174 novos casos positivos, dos quais cinco graves hospitalizados.

De acordo com o Ministério da Saúde, até à data, 1.03 por cento da população foi infetada pela covid-19 desde março de 2020.

Além disso, o Governo reviu os protocolos para o funeral dos pacientes mortos de covid-19, garantindo que será atribuído um local em cada cemitério nas Ilhas Maurícias para a sua inumação.

"Até agora, as inumações dos pacientes mortos de covid-19 foram suportadas pela direção sanitária do Ministério da Saúde e isto em dois cemitérios da ilha", disse o ministro da Saúde, Kailash Jagutpal.

Anunciou que o Governo reviu este protocolo, autorizando, nos próximos dias, empresas funerárias a asumirem o enterro de pacientes mortos em hospitais, ou em auto-isolamento, e realizarem também rituais funerários em qualquer cemitério da ilha.

estas agências funerárias receberão, nesta semana em curso, uma formação sobre as formas adequadas de tratar um paciente falecido de covid-19, segundo o governante.

No tocante à Unidade de Vigilância em Casa, Jagutpal disse que os médicos recrutados para fazer parte desta estrutura supervisionam os pacientes isolados por telefone e através de visitas domiciliárias.

Proporcionam lhes igualmente o tratamento necessário e tomam medidas necessárias quando for preciso, disse.

Além disso, o Centro Americano de Controlo de Doenças e Prevenção (CDC), citado pelo canal americano, CNN, recomenda aos viajantes para evitarem ir às ilhas Maurícias, país integrado na lista dos países de nível 4, em termos de propagação da covid-19, segunda-feira 13 de setembro de 2021.

A medida foi tomada apenas duas semanas antes da grande reabertura das fronteiras nas ilhas Maurícias.

A categoria "Covid-19 muito elevado" de nível 4 inclui países com mais de 500 casos por 100.000 habitantes nos últimos 28 dias, de acordo com os critérios do CDC.

-0- PANA NA/JSG/DIM/DD 14setembro2021