Agência Panafricana de Notícias

MasterCard reforça capacidades das sociedades de microcrédito na África Subsariana

Lagos, Nigéria (PANA) - A Fundação MasterCard assinou com a Rede SEEP um acordo de parceria de quatro anos no valor de 7,6 milhões de dólares para reforçar e desenvolver as capacidades das sociedades do setor do microcrédito na África Subsariana no quadro de esforços para ajudar a reduzir a taxa de pobreza na região.

O diário privado nigeriano Vanguard citou quinta-feira um comunicado do presidente diretor-geral da Fundação, afirmando que "esta parceria vai permitir às associações africanas de microcrédito integrarem os princípios de proteção do cliente neste setor, para que os clientes beneficiem de uma prestação de serviços financeiros responsável".

A Rede SEEP é a maior comunidade mundial de associações de microcrédito que oferece perspetivas mundiais sobre o avanço do microcrétido, assegurando a cobertura das necessidades locais, uma larga participação e a liderança dos atores deste setor.

É igualmente uma rede mundial de mais de 130 organizações internacionais consagradas à luta contra a pobreza através da promoção de mercados e de sistemas financeiros inclusivos.

Através desta parceria, oito associações de microcrédito integrando cerca de 500 instituições-membros, que totalizam seis milhões de clientes, vão reforçar as suas principais capacidades de gestão.

Vai igualmente promover os princípios de transparência financeira e de proteção dos consumidores entre as instituições de microcrédito e a partilha das experiências entre as associações da África Subsariana para intensificar e manter o crescimento do setor.

A Rede SEEP e a Fundação MasterCard estão convencidas de que existe uma oportunidade de sustentar uma proteção acrescida dos consumidores bem como a transparência financeira neste setor em todo o continente.

A Fundação MasterCard ajuda no desenvolvimento do microcrédito e na aprendizagem dos jovens a fim de promover a inclusão financeira e a prosperidade, através de uma colaboração com parceiros engajados em 48 países em desenvolvimento.

-0- PANA SB/SEG/FJG/TBM/CJB/IZ 09ago2012