Agência Panafricana de Notícias

Marroquinos manifestam-se pacificamente em solidariedade com Movimento Al-Hoceima

Rabat, Marrocos (PANA) –Várias dezenas de milhares de pessoas saíram à rua em Rabat, domingo, numa marcha de solidariedade com o movimento de protestos na província de Al-Hoceima, no norte de Marrocos.

O cortejo partiu da praça Bab el-Had, à marginal de Medina, para terminar a sua marcha diante da estação ferroviária « Rabat Centre ».

O grupo « Justiça e Beneficência », partidos da esquerda e da extrema-esquerda, militantes da causa amazigh e ativistas « 20 de fevereiro », ponta de lança da versão marroquina da Primavera Árabe em 2011, bem como associações de defesa dos direitos humanos e centrais sindicais participaram na marcha.

Os manifestantes, bem organizados e disciplinados, entoavam diferentes slogans como « Liberdade, Dignidade, Justiça Social », « Libertem os Prisoneiros », antes de sublinhar num comunicado final que o êxito da marcha era « a introdução no escopo dos combates do povo marroquino de questões ligadas à liberdade, à dignidade e à justiça social ».

As organizações participantes na marcha deram também conta, no comunicado, da « sua adesão a todas as formas de protestos pacíficos » para exigir a liberdade e a dignidade e apelaram às formações políticas, de defesa dos direitos humanos e a todos os cidadãos « para exercer uma pressão popular e pacífica para fazer face às tentativas do Estado de levar o movimento « Hirak » a sair do seu quadro paífico e regredir o país para os anos do gatilho».

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 12junho2017