Agência Panafricana de Notícias

Marrocos diz juntar-se ao Tchad na preservação de paz no Sahel

Rabat, Marrocos (PANA) - O Reino de Marrocos e a República do Tchad têm uma responsabilidade e uma visão comuns para a preservação da paz e a promoção do desenvolvimento no Sahel, declarou segunda-feira o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita.

"Marrocos e Tchade pertencem ao Sahel. Por isso, têm uma responsabilidade e uma visão comuns. Esta pertença dá-nos uma dedicação simbiótica à preservação da paz e à promoção do desenvolvimento na nossa sub-região", declarou Bourita, durante um briefing com a imprensa, depois de receber em Rabat o ministro  tchadiano dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e Tchadianos do Exterior, Amine Abba Siddick.

Para o chefe da diplomacia marroquina, o Tchad desempenha um papel importante na região do Sahel.

Considera que a contribuição militar e da segurança deste país é fundamental para a preservação da estabilidade nesta região e a luta contra ameaças terroristas, em particular ao redor do Lago Tchad.

Qualificou a visita do ministro tchadiano a Marrocos de "fecunda e auspiciosa" para o futuro das relações bilaterais, na medida em que, frisou, permitiu "acrescentar novos marcos a uma já sólida parceria entre os dois países irmãos."

Bourita disse que os dois lados puderam discutir sobre vários assuntos de interesse comum e exprimir a  sua determinação a reforçar a cooperação bilateral.

Segundo o diplomata marroquino, o momento foi uma oportunidade para se evocar a coordenação entre os dois países da União Africana (UA), o importante papel desempenhado pelo Tchade no processo de regresso de Marrocos à União Africana e a presença deste país dentro dos órgãos da organização pan-africana.

“Marrocos segue com grande interesse todas as ações levadas a cabo pelo Presidente (tchadiano, Idriss Déby Itno) para reforçar a estabilidade do país e colocá-lo na via do desenvolvimento no âmbito do programa Tchad-2030”, afirmou.

Também indicou que Marrocos, de acordo com instruções reais, comprometeu-se a acompanhar o Tchad neste caminho.

-0- PANA AT/IN/JSG/MAR/DD 27out2020