Agência Panafricana de Notícias

Marrocos adverte UA de não impedir entrada de seus produtos no mercado europeu

Rabat, Marrocos (PANA) – A União Europeia (UE) não deve tentar impedir produtos marroquinos de entrarem no mercado europeu, alertou segunda-feira o ministério marroquino da Agricultura.

Citado pela Agência Marroquina de Notícias (MAP), Marrocos acrescentou que por falta dum compromisso claro por parte da UE « Marrocos terá como escolha decisiva entre a manutenção da parceria económica e a sua denúncia definitiva com vista às relações comerciais novas ».

Acrescentou, neste sentido, que Marrocos poderá desenvolver as suas relações com a Rússia e outros países caso a UE desrespeite as condições dos acordos.

O ministério marroquino da Agricultura indicou que os acordos com a organização europeia dão milhares de empregos, afirmando que o seu desprezo poderá provocar ondas de migrantes para o Ocidente.

Esta posição de Marrocos surge um mês após um julgamento do Tribunal Europeu que dita que "os acordos comerciais sobre os produtos agrícolas, industriais e de pesca entre as duas partes não envolvem o Sara Ocidental, anexado por Marrocos em 1975 pouco tempo do seu abandono pela Espanha então potencial colonial.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/FK/DD 7fev2017