Agência Panafricana de Notícias

Marrocos adere a programa PRIMA de pesquisa com UE

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Marrocos e a União Europeia (UE) assinaram, terça-feira, um acordo para a participação do primeiro na Parceria em Pesquisa e Inovação na Zona Mediterrânica (PRIMA).

Doravante, Marrocos faz formalmente parte dos Estados-membros e países da zona mediterrânica que trabalham para o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma gestão sustentável da água e a produção alimentícia, dois grandes desafios da região.

Por ocasião da assinatura deste acordo, o comissário Carlos Moedas, encarregado da Pesquisa, Ciência e Inovação, declarou que a assinatura deste acordo evidencia a importância estratégica da pesquisa e da inovação nas relações bilaterais entre a UE e Marrocos.

A assinatura do acordo PRIMA permite aos países não associados aos programas-quadros de pesquisa da UE participar ao mesmo título que os Estados-membros e os países associados.

Com esta assinatura, o acordo entra imediatamente em vigor. Lembre-se que a PRIMA está dotada de um orçamento de 494 milhões de euros, incluindo 274 milhões a cargo dos países participantes, e 220 milhões de euros provenientes do orçamento comum da UE.

-0- PANA AK/BEH/IBA/MAR/IZ 10abril2018