Agência Panafricana de Notícias

Marraquexe acolhe 52.ª conferência de ministros africanos das Finanças

Cotonou, Benin (PANA) - A 52.ª sessão da Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico (CoM) realiza-se nesta quarta-feira na cidade marroquina de Maraquexe, soube a PANA de fontes oficiais.

Organizada pela Comissão Económica para África (CEA), esta conferência decorree sob lema “Política Orçamental, Comércio e Setor Privado na Era Digital: uma Estratégia para África”, em reconhecimento da necessidade de se reforçar a mobilização dos recursos nacionais no continente e de se aumentar a competitividade explorando a potência da tecnologia digital.

"As discussões da Conferência de 2019 permitirão analisar a política orçamental eficaz para o crescimento em África”, segundo Vera Songwe, secretária executiva da CEA.

Sublinhou que, “com as suas economias variáveis, África deve renovar a sua política fiscal para se alinhar na ordem económica e satisfazer as suas necessidades em matéria de investimentos e de crescimento”.

Esta reunião oferecerá aos ministros africanos a oportunidade de examinarem as políticas fiscais necessárias à aplicação da Zona de Livre Comércio Continental Africana (ZLECA), no quadro do Programa de Desenvolvimento Sustentável até 2030 e do Programa de Desenvolvimento de África,  da Agenda de 2063, bem como do papel essencial do setor privado na era da economia digital.

Um diálogo político de alto nível sob o tema principal dará o pontapé de saída da conferência que permitirá abordar igualmente uma série de subtemas e 20 eventos paralelos sobre diversas questões relativas às economias africanas.

Nela são esperadas contribuições de personalidades africanas e de além-fronteiras, bem como conclusões recentes a fim de se estabelecer um consenso sobre os domínios de ações prioritárias do continente.

À margem do fórum, Marraquexe  também acolherá a Conferência Anual Adebayo Adedeji ( inteletual africano de origem nigeriana e primeiro secretário executivo da CEA), com discussões enriquecedoras esperadas de peritos provenientes quer do continente quer do exterior.

 -0- PANA IT/IS/SOC/FK/DD 19março2019