Agência Panafricana de Notícias

Marinha norte-americana verifica petroleiro norte-coreano pirata de petróleo líbio

Tripoli, Líbia (PANA) - A Marinha norte-americana procedeu segunda-feira a uma verificação, nas águas internacionais ao largo de Chipre, do navio petroleiro norte-coreano, Morning Glory, que carregou ilegalmente o crude líbio a partir dum porto controlado por autonomistas no leste do país, anunciou o Pentágono (Ministério norte-americano da Defesa).

No seu comunicado, o Pentágono precisa que forças especiais tomaram o controlo do petroleiro que será levado a Chipre antes de ser entregue às autoridades líbias.

Esta operação foi realizada a pedido de Chipre e da Líbia, indica o comunicado que precisa que o Presidente norte-americano, Barack Obama, concordou com esta operação.

Domingo à noite, o ministro líbio da Justiça, Salah al-Marghania, afirmou numa conferência de imprensa em Benghazi (nordeste) que o navio petroleiro continuava nas águas internacionais e que o seu país iria solicitar a ajuda dos países para recuperar o crude carregado ilegalmente.

O caso desta embarcação precipitou a demissão do Governo do ex-primeiro-ministro líbio Ali Zeidan, pelo Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) terça-feira última.

Efetivamente, o naavio Morning Glory atracou a 8 de março corrente no porto petrolífero de al-Sedra controlado por grupos armados autonomistas do leste do país, carregando ilegalmente o crude líbio.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 18março2014