Agência Panafricana de Notícias

Marinha detém 66 pessoas em operação de migração clandestina na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - Unidades da Marinha Tunisina da cidade de Sfax, sudeste da Tunísia, abortaram, segunda-feira à noite, uma tentativa de travessia clandestina da fronteira marítima por migrantes, e detiveram 66 pessoas a bordo dum navio de pesca, anunciou terça-feira o Ministério tunisino do Interior, num comunicado.

O navio de 14 metros de comprimento com uma capacidade de embarque não superior a 20 pessoas foi intercetado a cerca de 14 quilómetros ao largo do porto pesqueiro de Sfax, precisa a nota, indicando que estavam a bordo apenas homens dos quais 59 Tunisinos e sete nacionais de outros países do Magrebe, todos com idades compreendidas entre os 14 e os 48 anos.

O número de passadores detidos, entre 2011 e 2016, pelas autoridades de segurança tunisinas atingiu 464 pessoas provenientes na sua maioria das diferentes regiões do país, indica um recente relatório do Fórum Tunisino para os Direitos Económicos e Sociais.

O relatório dá conta da adesão, desde 2014, de outras nacionalidades africanas a estas redes que participam em operações de recrutamentos em troca de pagamento de dinheiro ou de migração gratuita.

-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 21nov2017