Agência Panafricana de Notícias

Marinha alemã socorre 207 migrantes ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Marinha Alemã salvou 207 migrantes clandestinos a bordo dum navio de madeira a 17 milhas naúticas das costas da Líbia, invadidas nos últimos dias por uma onda de migrantes com destino à Europa.

Num breve comunicado divulgado quarta-feira, em Berlim, com imagens vídeo da operação de salvamento, a Marinha alemã indica que a tripulação do navio em causa socorreu 207 pessoas, na manhã de terça-feira, incluindo 25 mulheres e duas crianças, com vedetas rápidas que os transbordaram em seguida para a fragata Shlezfej Holstein.

As imagens ilustram a operação de salvamento numa altura em que o pessoal da Marinha alemã ajudava os refugiados a fazerem-se transportar a bordo de navios pneumáticos para a fragata antes de receberem cobertores e cuidados médicos.

Mais de meio milhão de emigrantes e refugiados chegaram às costas da Europa desde o início deste ano, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Cerca de duas mil e 980 pessoas afogaram-se ou desapareceram durante a travessia do mar, e a maioria dos migrantes provenientes da Líbia são Africanos.

O Conselho de Segurança da ONU adotou uma Resolução que autoriza os Estados- membros a deter em alto mar os navios que transportam migrantes provenientes da Líbia e que tentam chegar à Europa.

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/IZ 15out2015