Agência Panafricana de Notícias

Mar agitado leva ao abandono de casas em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Oito famílias da localidade de Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão, tiveram de abandonar, nas últimas horas, as suas residências depois das respectivas casas terem sido inundadas pela água do mar, apurou a PANA de fonte segura.
As fortes vagas, que vem assolando nos últimos dias a orla marítima daquela aldeia, aliadas ao facto de não existir um muro de protecção no local, tem colocado em sobressalto os moradores que receiam vir a perder as suas casas, caso persista esta situação por muito mais tempo.
O mar revolto está a provocar ondas que atingem os 6 metros de altitude e que avançam pela terra dentro, onde para além das residências, já provocaram o corte da parte da estrada que liga Tarrafal de Monte Trigo a outros povoados da ilha, assim como o campo de futebol situados na praia.
Os moradores dessa localidade, isolada da chamada Ilha das Montanhas, clamam agora por uma intervenção rápida das autoridades municipais e governamentais no sentido da construção de infra-estruturas de protecção das casas, construídas perto da orla marítima e que, por isso, ficam sempre sujeitas à fúria do mar quando a ondulação atinge maiores proporções.
De um modo geral, o arquipélago de Cabo Verde está a ser fustigado, nos últimos dias, por fortes ondulações que, nalgumas ilhas, já provocaram danos nas infraestruturas portuárias, impedindo também a normal operação de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias.
De acordo com uma fonte do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, as fortes ondulações no mar estão a ser provocadas por ventos locais, devidas à passagem, nas imediações do arquipélago, de uma frente fria que resulta de uma baixa pressão no Oceano Atlântico.