Agência Panafricana de Notícias

Manutenção em laboratório impede realização de testes de covid-19 em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A manutenção dos  equipamentos do Laboratório de Virologia, na cidade da Praia, impediu a realização, no último fim de semana, de testes do novo coronavírus (covid-19) no país onde, segundo o último balanco, se registava um acumulado de 328 casos positivos da doença, apurou a PANA, na capital cabo-verdiana, de fonte oficial.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) informa que os equipamentos se encontram em manutenção e “estão a ser envidados esforços para, ainda hoje, haver algum resultado”.

Na nota, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, garante que, assim que possível, serão divulgados os resultados dos exames e que, enquanto isso não acontece, os serviços de saúde cabo-verdianos já têm indicações para manterem todos os casos suspeitos em isolamento.

O governante recomendou que todas as pessoas que estão em quarentena deverão cumprir as orientações das Delegacias de Saúde, nomeadamente a permanência no domicílio, o distanciamento físico, a utilização de máscaras e a lavagem frequente e regular das mãos com água e sabão.

No que se refere aos testes rápidos, o Ministério da Saúde indicou que “poderão ser aplicados em situações específicas”.

Os 328 casos acumulados de covid-19, em Cabo Verde, estão distribuídos pelas ilhas de Santiago (269), Boa Vista (56) e São Vicente (03, todos recuperados).

Desde o surgimento do primeiro caso, registaram-se três óbitos e 85 recuperações da covid-19, enquanto dois turistas estrangeiros infetados regressaram ,ainda em março, aos países de origem.

Assim, permanecem ativos em Cabo Verde, em isolamento, 238 casos, mas mais de 75 por cento dos infetados estão assintomáticos.

A cidade da Praia continua a concentrar cerca de 80 por cento dos casos da doença, em Cabo Verde, com 233 ativos, de um total acumulado de 262.

No sentido contrário, a ilha da Boa Vista, onde teve início a epidemia, já viu a quase totalidade dos doentes recupsrados da doença e apenas dois dos 56 infetados continuavam internados, segundo o balanco divulgado na passada sexta-feira.

-0- PANA CS/IZ 18maio2020