Agência Panafricana de Notícias

Manifestantes incendeiam Parlamento no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Manifestantes contra a revisão constitucional no Burkina Faso invadiram quinta-feira a Assembleia Nacional (Parlamento) e incendiaram o seu edifício para inviabilizar a sessão em que os deputados deviam votar a modificação da Constituição para permitir ao Presidente Blaise Compaoré disputar um terceiro mandato em 2015.

A barragem dos militares junto da Praça da Nação, situada perto do Campo Guillaume, cedeu diante da pressão dos jovens manifestantes determinados a impedir a votação, e as forças da ordem recusaram-se a disparar contra os manifestantes.

A multidão desceu até à Assembleia Nacional forçando a barragem da rotunda das Nações Unidas situada a alguns metros do edifício parlamentar que se encontra atualmente em chamas.

A sede do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP), partido no poder, foi igualmente incendiada pelos manifestantes, que ocuparam em seguida o Comando Central da Polícia em Ouagadougou, a capital.

Neste momento, ouve-se disparos por todos os lados e um helicóptero está a sobrevoar o centro da cidade, enquanto os manifestantes prosseguem a sua marcha agora em direção à Presidência da República.

-0- PANA NDT/IS/JSG/MAR/IZ 30out2014