Agência Panafricana de Notícias

Manifestantes exigem retirada da França do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Novas manifestações contra a França ocorreram sexta-feira em Ouagadougou, a capital do país, e Bobo-Dioulasso, segunda cidade nacional, para exigirem a saída da França do Burkina Faso, soube a PANA de fonte oficial.

Os manifestantes percorreram as artérias da cidade de Ouagadougou, munidos de bandeiras burkinabe e russa, escandindo mensagens hostis à política francesa no Burkina Faso.

Paralelamente, em Bobo-Dioulasso, centenas de pessoas saíram às ruas para exigirem uma "rutura dos acordos" com a França.

Outros manifestantes afirmaram ter saído às ruas para se levantarem contra a recondução de alguns ministros do Governo cessante para o novo Governo de transição liderado pelo capitão Ibrahim Traoré.

Desde o golpe de 30 de setembro último contra o então regime golpista do tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba (que, a 24 de janeiro de 2022, derrubou o então Presidente da República, Roch Marc Christian Kaboré), o sentimento anti-político francês vai crescendo no Burkina Faso.

Dai que instituições diplomáticas francesas tenham sido assaltadas por manifestantes, em finais de setembro último e no início de outubro corrente.

A Embaixada da França e institutos franceses permanecem fechados até à nova ordem, constatou a PANA no terreno.

-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 28out2022