Agência Panafricana de Notícias

Manifestações noturas continuam em bairros de Túnis

Túnis, Tunísia (PANA) - Jovens queimaram pneus, encerrando estradas e apedrejando as forças de segurança que, por sua vez, respondiam atirando gás lacrimogéneo, durante confrontos noturnos sábado à noite, no bairro Ettedhamen, no subúrbio de Túnis, anunciou no fim de semana passado o porta-voz da Guarda Nacional (Gendarmaria), Houssameddine Jebbali.

Jebbal indicou que sete pessoas foram detidas no subúrbio Ettedhamen depois de tentativas de roubar em lojas de comércio e em sucursais de bancos.

No bairro de Cheman Chett, no subúrbio sul de Túnis, dez manifestantes foram capturados depois de terem vandalizado veículos, encerrado estradas e erguido barricadas, acrescentou.

Várias regiões da Tunísia vivem numa situação de tensão extrema e de ira que se transforma geralmente em manifestações, a que se seguem confrontos com forças da ordem.

Vários partidos políticos, incluindo o Movimento Popular, consideram que estas manifestações são "legítimas e tem motivações lógicas", devido à carestia da vida, à ausência de desenvolvimento, nomeadamente nas regiões marginalizadas, à subida da taxa de desemprego e a promessa contínuas não realizadas pelo Governo.

Apesar da organização de vários Conselhos de Ministros regionais, nenhuma decisão tomada durante estas reuniões foi aplicada, deploram.

-0- PANA YY/IN/TBM/IBA/MAR&DD 1jan2018