Agência Panafricana de Notícias

Mandado de captura emitido contra ex-Primeira Dama do Zimbabwe

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Um mandado de captura foi emitido contra a ex-Primeira Dama do Zimbabwe, Grace Mugabe, confirmou quarta-feira AfriForum, organização de defesa dos direitos humanos na cidade do Cabo.

O diretor da AfriForum, Kallie Kriel, precisou que "ninguém está acima da lei e qualquer pessoa pode ser processado em caso de violação da lei do país".

Por sua vez, o porta-voz da Polícia sul-africana, Vishnu Naidoo, indicou que as autoridades locais vão solicitar a assistência da Interpol (Polícia Internacional) para executar o mandado de captura contra a visada.

Grace Mugabe é acusada de ter agredido, enquanto Primeira Dama, a manequim sul-africana Gabriella Engels no restaurante dum hotel chique de Joanesburgo, capital económica sul-africana, em agosto de 2017.

Visada por uma queixa por esta agressão, a ex-Primeira Dama do Zimbabwe pediu, no mesmo mês, uma imunidade diplomática na África do Sul. Imunidade obtida graças à intervenção do seu marido, Robert Mugabe, o então chefe de Estado do Zimbabwe.

O facto resultou num incidente diplomático que esteve no centro das atenções no mundo inteiro.

-0- PANA CU/AR/ASA/BEH/FK/DD 20dez2019