Agência Panafricana de Notícias

Malta perspectiva emitir vistos de territorialidade para Líbios

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A República de Malta vai emitir vistos de territorialidade limitada para Líbios que figuram na lista negra estabelecida pela Suiça, anunciou em Bruxelas o ministro maltês dos Negócios Estrangeiros, Tonio Borg.
Falando, segunda-feira, à imprensa, no final duma reunião do Conselho dos Ministros europeus dos Negócios Estrangeiros, Borg indicou que os Líbios titulares destes vistos de entrada poderão deslocar-se a todos os países do Espaço Schengen, com excepção da Suiça, país não membro da União Europeia (UE).
O chefe da diplomacia maltesa sublinhou que esta decisão foi tomada a fim de contornar a lista negra suiça que proibiu 188 responsáveis líbios de viajar para a Europa.
Outros países europeus, entre os quais a Itália, a Espanha e o Portugal tencionam adoptar a mesma medida, indicou terça-feira um porta-voz europeu.
Na sequência da publicação, pela Suiça, duma lista negra de responsáveis líbios, a Líbia decidiu não conceder vistos de entrada aos cidadãos da UE pertencentes ao espaço Schengen.