Agência Panafricana de Notícias

Maliano nomeado vice-presidente do BOAD

Bamako- Mali (PANA) -- O antigo ministro maliano da Economia e Finanças, Bassari Touré, foi nomeado para um mandato de cinco anos como vice-presidente do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD), indica um comunicado da instituição bancária enviado à PANA quinta-feira.
Até então representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Libreville, no Gabão, Bassari assumiu altas funções no plano nacional e internacional.
Estatístico e economista de formação, ele foi sucessivamente director adjunto da Cooperação Internacional, conselheiro económico na Embaixada do Mali em Bona, na Alemanha, e director-geral da Caixa Autónoma de Amortização (CAA), actualmente Direcção da Dívida Publica.
Nomeado ministro da Economia e Finanças do Governo de transição (Abril de 1991 -Junho de 1992), ele iniciou de 1992 a 2002 uma carreira do Banco Mundial onde assumiu as funções de administrador para vários países africanos.
Depois de regressar ao país, Bassari foi novamente nomeado ministro da Economia e Finanças (Outubro de 2002 -Abril de 2004).
Segundo o comunicado, a reunião aprovou a favor do Mali uma proposta de empréstimo para o financiamento do projecto de construção duma encruzilhada múltipla na rotunda da paz e de reabilitação da secção urbana da Estrada Nacional 5 (RN5) e da avenida Kwame Nkrumah em Bamako num montante de sete biliões de francos CFA (cerca de 14 milhões de dólares americanos).