Agência Panafricana de Notícias

Mali sem caso de doença pelo vírus Ébola, segundo ministro da Saúde

Bamako, Mali (PANA) - As informações que dão conta de casos de Ébola em algumas localidades do Mali são infundados, tranquilizou o ministro maliano da Saúde e Higiene pública, Samba Sow, depois de uma reunião de emergência na segunda-feira, em Bamako.

Nm comunicado divulgado terça-feira, de acordo com o seu compromisso de informar regularmente a opinião nacional e internacional sobre a situação epidemiológica no Mali, o ministro da Saúde convida os seus compatriotas a manter a calma e implementar as medidas preventivas tomadas pelo seu departamento.

Essas medidas incluem, entre outras coisas, rotineiramente lavar as mãos em todas as ocasiões, evitando dar-se abraços e de prevenir os centros de saúde em caso de suspeitas.

O ministro lembrou igualmente que o Mali foi declarado "livre de Ébola" desde 18 de janeiro de 2015, graças ao compromisso das mais altas autoridades, de todas as populações e parceiros.

Ele garantiu que todas as medidas foram tomadas para manter o Mali livre de qualquer epidemia.

Em 2015, um surto de Ébola foi registado na Libéria, na Serra Leoa e na Guiné-Conakry, vizinha do Mali, causando centenas de mortes.

No Mali foram identificados quatro casos e duas mortes, a epidemia foi então circunscrita, graças a uma resposta rápida das autoridades malianas, apoiadas por parceiros como o UNICEF e a OMS.

-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 29jan2019