Agência Panafricana de Notícias

Mali regista pelo menos 6 mil crianças com anemia falciforme por ano

Bamako- Mali (PANA) -- No Mali entre cinco e 6 mil crianças nascem por ano com formas graves de anemia falciforme, anunciou sexta-feira em Bamako o ministro maliano da Saúde, Oumar Ibrahim Touré, por ocasião da celebração do Dia Mundial de luta contra a doença.
Para enfrentar a doença, o Governo maliano criou um serviço público autónomo destinado à pesquisa, à formação e aos cuidados em matéria de anemia falciforme.
Por outro lado, há 10 anos, revelou Oumar Touré, os doentes e pais dos doentes organizaram-se em associação para enfrentar a doença ao lado de médicos especializados confrontados com a gestão das complicações.
O ministro maliano da Saúde exortou os parceiros técnicos e financeiros do Mali a investir-se na lógica da solidariedade mundial para o reforço do combate à anemia falciforme.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 mil crianças nascem anualmente no mundo com anemia falciforme, enquanto a patologia é a causa de cerca de 5 por cento das mortes de crianças menores de cinco anos em África.