Agência Panafricana de Notícias

Mali prorroga estado de emergência

Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano anunciou a sua intenção de prorrogar, pela quarta vez, o estado de emergência em todo o país, até 31 de outubro de 2020.

Após relatório do ministro da Administração Territorial e Descentralização, o Conselho de Ministros adotou um projeto de lei que autoriza a extensão do estado de emergência declarado no território nacional.

O estado de emergência, declarado por decreto de 19 de abril de 2017 e já foi prorrogado três vezes, expira à meia-noite de 31 de outubro de 2019.

A sua última prorrogação foi a 31 de outubro de 2018 e, segundo o Governo maliano, esta extensão permitiu, nomeadamente, continuar a reforçar as medidas preventivas a nível das autoridades administrativas competentes e prorrogar os efeitos dos processos judiciais relacionados com o estado de emergência.

Permitiu igualmente aumentar as medidas de controlo das forças de defesa e segurança no território nacional e restabelecer a segurança em determinadas zonas.

Para o Governo maliano, o estado de emergência é prorrogado para reforçar as capacidades operacionais das autoridades administrativas e judiciais e das forças de defesa e segurança, a fim de lhes permitir enfrentar melhor situações de ameaça ou agressão.

O Mali atravessa, desde 2012, uma grave crise de segurança, que se agravou nos últimos anos, marcada por ataques terroristas mortais no norte, no centro e, por vezes, no sul do país.

Centenas de civis e militares  entre membros das Forças Armadas malianas, da Missão da ONU no país e da força francesa Barkane foram mortos durante estes ataques.

-0- PANA GT/DIM/IZ 18out2019