Agência Panafricana de Notícias

Mali perspetiva constituir stock nacional de segurança em combustíveis

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano examina a possibilidade de constituir, a título de segurança, um stock nacional de hidrocarbonetos suficientemente repartidos no território nacional e a criação duma empresa mista de gestão e exploração destes armazéns com uma participação maioritária do Estado.

Este projeto, submetido à adoção do Governo constitui uma resposta à precariedade do sistema de abastecimento no Mali, confirmada pelas perturbações dos anos 1999 e 2002 bem como pelos recentes distúrbios na Côte d'Ivoire que expuseram o país a ruturas prejudiciais às atividades do país, indica um comunicado oficial divulgado quarta-feira.

A execução destas medidas contribuirá para a segurança do abastecimento do país em produtos petrolíferos, o reforço das infraestruturas de armazenamento de hidrocarbonetos líquidos e de gás e a criação de empregos.

Para o seu abastecimento em produtos petrolíferos, o Mali é tributário das instalações de redes rodoviárias e ferroviárias dos países limítrofes e costeiros, ao passo que estes produtos revestem um caráter estratégico para a vida socioeconómica do país.

Lembre-se que o sub-setor dos hidrocarbonetos no Mali é caraterizado pela retirada do Estado da atividade comercial, com o seu papel limitado à planificação e à regulação através do Gabinete Nacional dos Produtos Petrolíferos (ONAP).

-0– PANA GT/SSB/FK/IZ 21 julho 2011