Agência Panafricana de Notícias

Mali levanta observação de supostos casos de Ébola

Bamako, Mali (PANA) - O controlo dos 13 últimos casos suspeitos de Ébola foi levantado segunda-feira após uma observação superior aos 21 dias regulamentares, segundo um comunicado da oitava reunião do Comité Interministerial de Gestão das Epidemias realizada em Bamako sob a presidência do primeiro-minisrtro maliano, Moussa Mara.

Segundo o comunicado, o Mali poderá ser declarado "livre de Ébola" dentro de algumas semanas após um período de observação, sendo priorizadas a prevenção, a sensibilização e a luta contra a estigmatização, as mentiras veiculadas, enquanto os controlos de rotina serão mantidos.

Na semana passada, quatro mil e 685 veículos foram controlados com 29 mil e 785 passageiros, bem como oito voos com mil e 130 passageiros.

As autoridades sanitárias de Kourémalé, na fronteira com a Guiné Conakry, intercetaram na semana passada uma pessoa de nacionalidade guineense a caminho de Bamako que contornou deliberadamente o posto de controlo na fronteira, tendo sido repatriada para o seu país em concertação com as autoridades guineenses que lançaram o alerta a tempo.

As atividades de formação e de sensibilização continuam e durante a semana de 8 a 14 de dezembro último dezenas de agentes da saúde, professores, líderes religiosos e militares foram sensibilizados.

-0- PANA GT/BEH/FK/TON 16dez2014