Agência Panafricana de Notícias

Mali lança nova política de promoção e proteção da criança

Bamako, Mali (PANA) - O Governo do Mali vai lançar uma nova Política Nacional de Promoção e Proteção da Criança (PNPPC) e o seu Plano de Ação Quinquenal 2015-201 cuja implementação vai custar 27,812 biliões de francos CFA (cerca de 72 milhões de dólares americanos), soube segunda-feira a PANA junto do Ministério maliano da Criança.

Esta nova política tem por objetivo contribuir para a criação de um ambiente jurídico e institucional favorável à promoção e à proteção da criança, construindo um consenso nacional em proveito dos objetivos da Política de Desenvolvimento Integrado da Criança.

Ela funda-se numa visão compartilhada com todos os atores duma sociedade democrática, que garanta o desenvolvimento da criança através do gozo e do exercício pleno dos seus direitos e deveres por uma responsablização sustentada das coletividades, das empresas e do Estado com vista a preparar-se para uma cidadania efetiva inspirada nos valores socioculturais do Mali.

O Mali já havia adotado um Plano de Ação Nacional decenal para a sobrevivência, o desenvolvimento e a proteção da criança (1991-2001) que será reforçado por uma política e um plano de ação 2002-2006 para a promoção da família e da criança.

A implementação dessas políticas e planos de ação ajudou a obter progressos significativos em áreas como a educação, a saúde, a proteção e a participação da criança.

-0- PANA GT/DIM/IZ 21julho2014