Agência Panafricana de Notícias

Mali lamenta decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel

Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano disse-se preocupado com o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como a capital de Israel e lamenta essa "decisão unilateral" que não contribui para os esforços de paz na região, de acordo com um comunicado transmitido esta sexta-feira à PANA em Bamako.

"O Governo da República do Mali teme um aumento de tensão consequente deste anúncio e reafirma a sua dedicação ao respeito pelas resoluções pertinentes do Conselho de Segurança (CS) e da Assembleia geral das Nações Unidas sobre a questão da Palestina, incluindo o estatuto de Jerusalém ", acrescentou o comunicado.

A este respeito, o Governo maliano reiterou o apelo do Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, durante a 72ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a favor da retomada das negociações com vista à "solução de dois Estados, Israel e a Palestina, a viverem lado a lado em paz e segurança".

Na quarta-feira última, o Presidente americano, Donald Trump, assinou um decreto no qual transferiu a embaixada dos Estados Unidos em Israel de Tel Aviv para Jerusalém Oriental, suscitando numerosas críticas da comunidade internacional.

-0- PANA GT/DIM/DD 8dez2017