Agência Panafricana de Notícias

Mali espera da França restituição de mais de seis mil objetos de arte

Bamako, Mali (PANA) - O Mali espera, no total, pela restituição dos seus seis mil e 910 objetos de arte, inventariados nas coleções do Museu do Quai Branly-Jacques Chirac (França), no quadro da restituição de bens culturais africanos aos países africanos de origem, soube a PANA de fonte segura.

Para o efeito, uma equipa de investigadores criada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, esteve no Mali onde foi recebida, a 3 de junho de 2018, pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita.

A missão então chefiada por Benedicte Savoy e por Felwine Sarr, autores dum relatório sobre a questão, ofereceu ao Ministério maliano da Cultura, através do Museu Nacional do Mali, um documento de inventário em três volumes de 863 páginas, contendo seis mil e 910 objetos provenientes do Mali, inventariados nas coleções do Museu do Quai Branly-Jacques Chirac.

Entre estes objetos de arte figuram o Sabre de El Hadj Omar Tall, cobiçado por outros países poderão acrescentar-se a esta lista.

Para melhor propor uma lista de objetos prioritários a restituir, além dos propostos pelo relatório Savoy Saara, definir a metodologia e os passos a dar para alcançar e determinar as modalidades práticas desta restituição, o ministério maliano da Cultura iniciou, de 26 a 28 de dezembro de 2018, em Bamako, jornadas de reflexão sobre a restituição do Património Africano.

A iniciativa é do Presidente Macron, manifestada durante um reunião com estudantes burkinabes, a 28 de novembro de 2017, na Universidade Joseph KiZerbo de Ouaga I, no Burkina Faso.

-0- PANA GT/JSG/IBA/MAR/DD 28dez2018