Agência Panafricana de Notícias

Mali eleito a programa norte-americano sobre saúde

Bamako, Mali (PANA) – O Mali foi eleito ao programa norte-americano "Iniciativa Mundial para a Saúde", anuncia um comunicado oficial divulgado esta sexta-feira na capital maliana, Bamako.

Segundo a nota, a decisão foi revelada no termo duma audiência que o chefe de Estado maliano, Amadou Toumani Touré, concedeu quinta-feira à diretora-geral desta iniciativa, Lois Quan, enquanto emissária do Presidente norte-americano, Barack Obama.

Durante este encontro, a responsável norte-americana transmitiu ao Presidente Touré a homenagem do seu homólogo dos Estados Unidos pelos seus esforços e pelo seu envolvimento constante na luta contra o HIV/Sida e todas as doenças infeciosas.

Quam anunciou na ocasião que o Presidente Obama decidiu selecionar o Mali entre os oito países beneficiários do Programa da Iniciativa Mundial para a Saúde.

"Esta decisão resulta do envolvimento deste país (o Mali) e dos progressos registados no quadro da luta contra o HIV/Sida", precisa o comunicado.

Lançada em 2010, a iniciativa americana visa ajudar alguns países mais pobres a lutar contra doenças. O programa vai durar seis anos e tem um orçamento de 63 milhões de dólares americanos.

-0- PANA GT/AAS/IBA/FK/IZ 22abril2011