Agência Panafricana de Notícias

Mali e Côte d´Ivoire patrulham juntos para proteger fronteiras comuns

Bamako, Mali (PANA) – Os Estados-Maiores das Forças Armadas maliana e ivoiriense organizam patrulhas comuns e partilham informações, para se protegerem do banditismo e do terrorismo transfronteiriço, soube a PANA terça-feira junto do Ministério maliano da Defesa.

Esta decisão foi tomada durante uma visita de trabalho de três dias ao Mali do chefe de Estado-Maior das Forças Armadas da Côte d´Ivoire, o general Soumaila Bagayoko, no quadro da busca das condições duma colaboração entre as forças armadas dos dois países para lutarem contra o terrorismo a nível das suas fronteiras comuns.

Os dois países pretendem doravante unir os seus esforços para combater grupos que aterrorizam as populações dos dois países.

Segundo o Ministério maliano da Defesa e Antigos Combatentes, a reunião entre as forças armadas dos dois países decorre duma ordem das mais altas autoridades dos dois países no âmbito da conjugação dos esforços para a proteção da fronteira comum ameaçada nos últimos tempos por grupos terroristas.

O Mali foi afetado por ataques terroristas em Fakola (círculo de Kolondiéba) e em Misséni (círculo de Kadiolo) zonas situadas na fronteira com a Côte d´Ivoire que não estava ao abrigo do ataque contra instalações hoteleiras de Grande-Bassam, a leste de Abidjan, a capital económica ivoiriense..

- 0 - PANA GT/BEH/MAR/DD 25maio2016