Agência Panafricana de Notícias

Mali comemora 27º aniversário do advento da democracia

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, rendeu homenagem "àqueles que consentiram o sacrifício supremo para que o Mali permaneça de pé entre as nações, de forma condigna, sólida, cordial e fraternal".

Keita falava por ocasião da comemoração, segunda-feira, do 27º aniversário do advento da democracia no Mali, com a depoaição de uma coroa de flores na Praça da Independência, no centro de Bamako, a capital.

A 26 de março de 1991, um golpe militar pôs fim ao regime ditatorial do general Moussa Traoré, depois de 23 anos de poder, na sequência duma grande manifestação de várias categorias da sociedade durante as quais centenas de pessoas foram mortas ou feridas pelas forças da ordem.

O presidente maliano aproveitou a oportunidade para tranquilizar os seus compatriotas da realização das eleições presidenciais de 29 de julho próximo, num ambiente de "calma, transparência, clareza e paz".

Ele elogiou a "coragem e determinação" do seu primeiro-ministro, Soumeylou Boubèye Maiga, que prossegue atualmente uma visita de cinco dias ao norte e centro inseguro, para defender a linguagem da paz e da reconciliação. "A violência assimétrica que nos é imposta pelos terroristas, os jihadistas, deve cessar e vai parar", disse o Presidente Keita, acrescentando que "o Mali vencerá contra os seus inimigos".

-0- PANA GT/IS/DIM/IZ 27março2018