Agência Panafricana de Notícias

Mali busca apoio internacional para relançar turismo

Arusha, Tanzânia (PANA) - O Mali está em busca dum apoio internacional para relançar o seu setor turístico após três anos de conflitos internos que arruinaram os sítios históricos e o património deste país da África Ocidental, anunciou o ministro maliano do Turismo, Ousmane Rhissa, diante da primeira conferência pan-africana sobre gestão dum turismo duradouro nos parques nacionais e nas zonas protegidas, que decorre em Arusha, na Tanzânia.

Segundo Rhissa, a situação de insegurança no Mali afetou o seu setor turístico.

"O Mali é um amplo país com uma superfície de um milhão de quilómetros quadrados. A nossa visão e a nossa ambição são fazer do Mali um destino artístico de primeira categoria em África. Necessitamos do apoio das instituições financeiras, dos países africanos e da Organização Mundial do Turismo (OMT) na gestão do turismo em situação de crise", afirmou terça-feira o ministro no segundo dia de discussões sobre os desafios e as oportunidaes do desenvolvimento do turismo em África.

Segundo o ministro, o Mali tem um grande potencial para o desenvolvimento do turismo nas regiões do Centro e do Leste.

"Exprimimos a nossa solidariedade ao Mali nestes tempos difíceis, particularmente na sua missão primeira que é preservar os sítios do seu património", respondeu o diretor executivo da OMT, Frederic Pierret.

"Geralmente estamos confrontados com este tipo de dilema nas regiões de turismo cultural de museus e de conservatórias. Tanto para os patrimónios intangíveis como vivos, há um receio de intrusão humana que pode causar danos", acrescentou Pierret, afirmando a necessidade de ajudar o Mali a ultrapassar esta crise.

Os recentes confrontos no Mali e as ações terroristas de islamitas que ocupam o norte do país causaram a destruição de sítios históricos que remontam ao século XV, quando este país oeste-africano tinha trocas com as regiões mediterrâneas de África até a Constantinópola e era um centro reputado de estudos no continente africano.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/IBA/MAR/TON 17out2012