Agência Panafricana de Notícias

Mali autoriza empresa estrangeira a efetuar prospeção de hidrocarbonetos

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano adotou quarta-feira durante uma reunião do seu Conselho de Ministros um projeto de decreto relativo à aprovação da convenção de partilha de produção entre o Mali e a empresa Corvus Resources Management Limited relativa ao bloco 6 da bacia de Taoudéni, no extremo norte do país, para a prospeção, a exploração, o transporte e a refinagem dos hidrocarbonetos líquidos ou de gás.

O Governo maliano assinou uma convenção com a empresa Corvus Resources Management, sociedade de direito das ilhas Caimãs, no quadro da promoção da prospeção e da exploração de hidrocarbonetos para favorecer o desenvolvimento económico do Mali.

Nos termos da referida convenção, a empresa Corvus Resources Management Limited compromete-se num período de 4 anos a efetuar no bloco 6 da bacia de Taoudéni obras de prospeção e uma foragem num montante de 35 milhões de dólares americanos (cerca de 17,5 biliões de francos CFA).

A convenção determina os direitos e as obrigações da empresa Corvus Resources Management Limited e do Estado.

Ela define as modalidades da recuperação dos custos e de partilha da produção em caso de descoberta de jazidas comercialmente exploráveis.

-0- PANA GT/AAS/CJB/TON 11jul2013